Foi realizado na manhã desta terça-feira (4), na Rua Radialista Fredy Germano, no Bairro Juscelino Kubitschek, uma ação de fumacê contra o mosquito da dengue promovida pelo governo do Estado. Moradores do local alegam que não foram avisados com antecedência, já a prefeitura de Santa Maria afirma que comunicou.
Em entrevista no último sábado (25), a Vigilância em Saúde de Santa Maria informou que devido a falta de insumos, ações de fumacê não seriam realizadas no momento. Conforme a prefeitura, a ação desta terça-feira foi realizada pelo Estado, após decisão técnica da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde que se deu em função de o município já ter feito uma pulverização com as máquinas costais no bairro.
A prefeitura deve fazer uma outra pulverização nesta quarta-feira (5), pela manhã, no Bairro São João e, conforme o órgão, todas as residências foram informadas ainda nesta terça. A necessidade de novas aplicações dependem de avaliação de campo, índice de infestação e de dados epidemiológicos, dimensão da ocorrência de novos casos.
Dengue em Santa Maria
O número de casos confirmados de dengue aumentou em Santa Maria. Conforme o boletim epidemiológico atualizado em 31 de março, o município já contabiliza 50 diagnósticos positivos para a doença e 104 casos seguem em investigação. A maior parte dos registros ocorreu em bairros da Região Oeste. Além disso, 32 casos foram descartados até o momento. Os testes são realizados em estabelecimentos locais e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) para confirmação.
Sobe o número de casos de dengue em Santa Maria; prefeitura obtém liminar que determina limpeza de piscinas